Cidade-sede do evento

O III Simpósio Nacional do Rádio será realizado na cidade de Conceição do Coité, no Território Cultural do Sisal, Sertão baiano. Fica a uma distância de 217 km da capital Salvador. De maneira geral o percurso dura quatro horas de ônibus.

Conceição do Coité é uma cidade-polo de produção e distribuição do Sisal, principal atividade financeira da região.

A tradicional feira aberta das sextas-feiras proporciona identificar as várias realidades da região, já que compradores e negociadores de diferentes cidades migram momentaneamente para o centro coiteense, visando firmar bom negócio e adquirir suprimentos.

Outros destaques pontuais da cidade são referentes à cultura e à comunicação.

orquestra-santo-antc3b4nio-_-prac3a7a-da-matriz-_-c-do-coitc3a9
Orquestra de Santo Antônio em exibição de gala, na Praça da Matriz, em Conceição do Coité-BA FONTE: Correio do Mês

No que diz respeito à cultura, Conceição do Coité tem as tradicionais práticas sertanejas com vaqueiros e cantadeiras, assim como a Orquestra de Santo Antônio e o movimento reggae, com destaque para os grupos Revolution e Quixanayah.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas no palco, pessoas tocando instrumentos musicais e área interna
Banda Quixanayah em apresentação na VI Semana de Comunicação da Uneb-Coité, outubro de 2016.

Em nível de iniciativas da Universidade, a Biblioteca Professor José Carlos dos Anjos – BPJCA tem o projeto In Concert, com música e outras artes para a comunidade.

Resultado de imagem para in concert uneb bpjca Edição do In Concert na Uneb.

Já o destaque na comunicação diz respeito não a uma concentração de emissoras na própria cidade, mas em relação ao fato de o Departamento de Educação da Uneb Campus XIV ter implantado um curso de Comunicação Social em Rádio e TV, empreitada amplamente reivindicada pelos movimentos sociais. É possível verificar como efeitos positivos, a presença de egressos do curso nos movimentos articuladores de uma comunicação popular e democrática, da qual o território do Sisal é referência.

Conceição do Coité, 1º de dezembro de 2017

Anúncios